O uso de ferramentas na web e mídia social no ensino cria novas oportunidades de comunicação, dando ao professor outras escolhas.
Antes de introduzir ferramentas na web na sala de aula, o professor precisa pensar em questões clássicas como:
O que o ensino deve conter
Como isso deve ser disponibilizado?
quem é o único a aprender
quando você deve aprender
com quem você deve aprender?
onde você deve aprender?
através do que aprender
Por que você deveria aprender?
para o que aprender
quem decide aprender
(Kroksmark, 2010)
É mais importante fazer essas perguntas do que começar com as ferramentas que eu, como um professor, tem conhecimento.
ele pode pergunta como comprar roupas para revender direto da fabrica ?
Escolher ferramentas muitas vezes pode estar em diálogo com os alunos ou com alguns alunos que desejam participar das ferramentas de teste.
No curso das Ciências Naturais (veja também Wikis na parte didática 1) , o uso das "perguntas didáticas clássicas" poderia ser facilmente respondido desta maneira:
O que a educação deve conter
- Objetivos selecionados nos programas
Como isso será disponibilizado
- através de pequenas apresentações orais
- através de informações on-line, visíveis para todos
quem é o que ensinar
- os alunos do grupo
Quando você deve aprender
- durante o horário escolar, quando os alunos fazem suas experiências
- outro tempo indefinido, quando se adequa ao aluno individual.
com quem aprender
- com alunos do grupo com quem trabalham
onde aprender
- na escola
- em uma ferramenta colaborativa, ou seja, uma ferramenta onde os alunos editem a informação juntos.
através do que aprender
- comunicação oral durante o trabalho de laboratório
- em ferramentas colaborativas colaborativas, ou seja, uma ferramenta onde os alunos editam as informações em conjunto.
- os alunos do grupo, não menos importante, por auto-avaliação com base nos critérios.
Por que você deveria aprender?
para saber o que aprender
- completar o curso ...
Quem determina a aprendizagem
- Syllabi, o professor, os alunos
Certamente, isso é uma simplificação das respostas às perguntas, mas esclarece as escolhas ao planejar o ensino.
Eu não comecei a planejar o impulso de acordo com essa estrutura, mas percebi agora que pensei sobre isso.
Para planejar com base nas perguntas, quando, onde, como, por que esclareceu as escolhas e facilitou a escolha das ferramentas da web.
Eu queria usar uma ferramenta na web onde os alunos escreveram de forma colaborativa, do Google docs, wikispaces, pbworks, Zoho docs .... A escolha se tornou wikispaces porque era a melhor ferramenta para poder seguir o que cada aluno escrevia, ver postagens sobre wikis
A segunda escolha para as ferramentas da web foi escolher uma ferramenta que permitisse que os alunos se auto-avaliaram o trabalho do grupo e fornecessem uma base para o diálogo sobre o trabalho do grupo e formaram a base para a conclusão do momento antes da avaliação sumativa.
A escolha de não usar papel e lápis foi porque queria tornar mais difícil reconhecer quem escreveu o que.
Um modo mais anônimo era permitir que os alunos escrevessem sua auto-avaliação em uma planilha (Google) que estava fechada para outros.
Abaixo estão três imagens, a primeira mostra como a auto-avaliação mostrou aos alunos e a última mostra "o que mostrei aos grupos".
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